sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Portugal pelo olhar de Hana

Eu Hana, filha do Brasil e amo meu país, mas meu coração não tem fronteiras, amo meu Japão, amo minha Portugal, e não deixo de prestar meu carinho e gratidão por estes países. O Japão que me acolheu, o Brasil onde nasci, e Portugal por herança de meu vovô paterno, e grandes amigos portugueses que tanto afeto me ofertam.Vamos em meus pensamentos fazer um tur pela bela Portugal, representada por seus vales sua variedade de formas, conta com o lindo Rio Tejo que são embalados em uma dança em suas águas refrescantes, que se derramam em afluentes em caldas fazendo o belo balét da maguinífica Portugal. Porque não falar da Serra da Estrela, igual a um poema com neve no inverno, se tornam como nuvens de algodão, tornando-se um ponto turístico.Vamos sonhar com paraíso português e os arquipélagos do Açores e Madeira com sua origem vulcânica.
E porque não falar da cultura que proporciona ao mundo enriquecimento extraordinário, e porque não falar dos monumentos valiosos, o Mosteiro dos Jerónimos, a Capela de S. João Baptista, entre outros, o Porto como um grande centro comercial e industrial, tanto se pode declamar sobre este paraíso cultural, são tantas história em minha vida que vovô contava como histórias de ninar, que me fez sentir este amor incondicional por Portugal, com sua paisagem tão rica e apaixonante.
Agora vamos á Coimbra lá existem templos e museus diguinos da mais alta nota, com vários testemunhos temporais, assim marcando o passado que se faz presente na alma dos filhos de Portugal, e de Hana também.
Vamos falar do meu poeta preferido o sublime Luis de Camões, autor do poema épico que fez parte da minha adolescência. E por que não reverenciar Eça de Queirós, autor do Maias na época do Realismo e Naturalismo. Agora reverencio Fernando Pessoa um mestre da poesia portuguesa, ele nasce na época do Modernismo. Haha não posso esquecer do grande José Saramago (Premio Nobel da Literatura, 1998). Poderia eu falar grande nomes da literatura das Artes e ficaria a noite toda e não teria fim, por isso aqui deixo toda minha gratidão por estes grandes mestres na arte de escrever.
A belíssima Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas, trocou bravamente sua derrota pela vitória, quando o terremoto de 1755 mudaria Lisboa, este terremoto provocou um maremoto, a seguir logo um fogo ardeu na bela Lisboa. A reconstrução de Lisboa tornou-se prioridade. O sábio Marquês de Pombal, levantou a bandeira na reconstrução com uma força inigualável disse. "Enterrem os mortos e alimentem os vivos" e, arregaçando as mangas, lançou-se ao trabalho. Devido à sua determinação e sentido prático, Lisboa ergueu-se rapidamente e melhor do que nunca. Foi recuperado vários monumentos e igrejas foram reconstruídos uma cidade com carinho, por isso Lisboa da bela Portugal tem a valentia, a força infinita dentro de cada um dos seus filhos, os filhos de toda Portugal. Esta frase de Marquês de Pombal muito me emociona e nasce meu pranto.
Maguinífica Portugal de muitas tradições e histórias, localiza-se no sudeste da Europa, foi um território ocupado por vários povos na antiguidade, foi ocupado por árabes, germânicos, romanos, por isso Portugal foi influenciada por muitas culturas. Em 1385, é consolidada a independência portuguesa. Os portugueses foram exímios na exploração marítma, Vasco da Gama foi o primeiro europeu a desbravar o mar até a Índia. E em 1500, Pedro Alvares Cabral chega ao Brasil. Nossa história do Brasil- Portugal é de longa data. Mais tarde a corte portuguesa transfer-se para o Brasil porque foi invadida por Napoleão Bonaparte.

Este Post é pra você vovô e a todos os amigos portugueses que conquistei, e a todos que estão lendo minha declaração de amor ao vovô e a Portugal.
(Hana por Hana)
MUITO OBRIGADA.
Texto: Hana
(Amores, caso eu esteja errada em alguma informação me falem ok)
Fotos (Google Internet)
Fonte:(meu avô, rs/Enciclopédia Internet)