quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não é meu niver tá, apenas uma festa de Hana, Portugal, Japão e Brasil. Vinho, Sake e Caipirinha.

O Poeta japonês Rihaku dizia, assim começamos os poemas, quando bebemos uma garrafa de Sake escrevemos mil poesias. Os artistas japoneses dizem que o Sake, transforma os reles mortais em artista, cantores, seresteiros e poetas, pela tradição de inicialmente ser feito a fermentação do Sake pelas musas virgens da província de Nara . Olha que show amores meus.
Sake a bebida tradicional do Japão é um ritual, feita de grãos de arroz fermentado e água, o Sake pode ser bebido gelado ou quente, a gosto. Tem um sabor mais ou menos igual ao vinho. Oficialmente o Sake nasceu na China, e foi popularizado no Japão. No Palácio Imperial da cidade de Nara, na época capital do país, lá foi encarregado da produção da bebida em (710 a 792 d.C.).

O Sake na antiguidade foi batizado de Sake de mulher bonita porque só a moças virgens faziam a fermentação artesanal do sake, esta tradição sobreviveu até a alguns séculos. Depois começou a ser produzida na região de Kioto, um lugar especialmente maguinífico por sua beleza natural e seus templos, nesta época o Sake era considerada bebida dos nobres e começou a ser degustada quente. O Sake era ofertado nas cerimonias religiosas, e nas tradicionais festas ligadas a agricultura. Ainda hoje a região mais famosa pela produção de sake é a linda Kioto. Segundo a lenda os japoneses bebem sake para obter a longevidade.


Portugal mostra ao mundo sua arte de fabricar vinhos. A bela Portugal nos oferece uma grande variedade de uvas aromáticas, que doam ao vinho o sabor e aroma espetacular, com deliciosos sabores. O vinho Português é feito com o mesmo carinho que se desenvolve uma obra de arte, assim dizia vovô, um grande mestre na arte de apreciar bons vinhos.

Portugal é o país vinicultor, os vinhos mais conhecidos são o Vinho do Porto e o Vinho Madeira, este vinho produzido na ilha com o mesmo nome Ilha da Madeira. Portugal teve sua revolução mundial na produção de vinho de mesa e se transformaram num primor em qualidade.

Na região chamada Douro no norte de Portugal, esta região vinícola uma das mais lindas do mundo, encontramos a beleza estonteante do belo rio Douro e seus afluentes, assim como o Corgo, o Tedo, o Távora e Côa, que tem uma importância para a produção de vinho na região, e ainda contamos com esta bacia fluvial como patrimônio mundial. Em Douro a produção das mais saborosas uvas era usado para a fabricação do vinho do Porto. Hoje estas uvas especiais são plantadas em praticamente toda bela Portugal.



Não se sabe sobre a origem da Caipirinha, reza a lenda que começou como um xarope contra a gripe. Mas a cachaça surgiu pela colonização dos portugueses no Brasil, olha Portugal de novo em cena.

Nossa Caipirinha começou nos antigos engenhos de açúcar, era deixado a borra então fermentada por uns dias logo extraiam a aguardente, deveriam selecionar e fazer a colheita na época certa da cana de açúcar e passa pela moagem de onde é retirado o caldo com o nome de garapa, este caldo é fermentado em tachos de madeira e vai para destilação nos alambiques feitos de cobre. Logo não se aproveita os primeiro litros nem os últimos apenas o meio é usado da destilação, então passa para a fase do envelhecimento em barril de carvalho, e temos nossa água ardente bem brasileira que nos fornece a famosa Caipirinha, com limão e açúcar se tornou uma bebida famosa no meu Brasil.Onde tem caipirinha pode contar que tem festa, tem sim senhor.
Foto: (Google) (http://justinosmadeira.pai.com)
Texto: Hana

obrigada a todos.