sábado, 3 de dezembro de 2011

A maioria dos amigos já conhecem o meu caso de amor com Portugal, e o Japão. Meu posts é sobre Algarve.

Meus agradecimentos pelas imagens de Manuel Luis, por ter me presenteado com fotografia de painéis de azulejos com os sonetos do Poeta Cândido Guerreiro. http://batidasfotograficas.blogspot.com/ ( e tripadvisor pela cortesia das fotos).
Algarve Imagens
Hoje meu post é sobre Algarve, sua gastronomia com vários doces deliciosos, os Morgadinhos e muitas outras especialidade feito de amêndoa, mel e doce de figo, e sem falar nos peixes e mariscos, que eu tanto aprecio.
No lado Norte está limitado pelo Alentejo, eu já fiz um post sobre o Alentajo. Com uma maravilhosa diversidade, doada pela geologia, o Algarve pode ser dividido em três regiões principais: Serra, Barrocal e Litoral.
Fotos de Algarve
No litoral tem praias que atraem por sua beleza, e na Costa Vicentina encontramos a natureza exuberante as falésia cortada por praias, cheia de pinheiros abraçada e aconchegada por rochedos. No litoral ainda encontramos riquezas na agricultura local.
No interior Barrocal, com sua mistura de verdes, figueiras, laranjeiras, neste local percebemos a arquitetura das casas com chaminés rendilhadas, cheio de encanto.
Fotos de Algarve
Os primeiros ocupantes de Algarve foram os Fenícios, Cartaginese, e os Árabes, estes povos viveram muito tempo com os recursos da costa Algarvia, arquitetura local, Chaminés trabalhadas, e os azulejos, deixado como heranças pelos Árabes.Teve um terremoto, que levaram a perda de edifícios muito importante para a história, destruiu grande parte de Algarve, mas Algarve se refez.
Fotos de Algarve
O costume de Algarve são os famosos cestos de vime, e cesto feito de palmeiras e a cerâmica, os grupos de Chororlas são grupos de música regional, sua música e dança expressam a alma deste povo. Vamos falar do Corridinho, este povo é de uma criatividade maravilhosa, um folclore que irradia alegria, pois reinventaram as melodias até que nasceu o Corridinho. O tilintar dos ferrinhos e o som do acordeão abrem alas aos dançarinos que entram em cena, com um olhar bem disposto debaixo do chapéu de feltro preto, para lhe mostrar como o Algarve dança o "corridinho".
Fotos de Algarve
Não poderia deixar de falar de um sonetista por excelência, falo do poeta Cândido Guerreiro, embora este poeta tenha nascido em Alte, Algarve não esquece este poeta, sua poesia agarrada à terra com a magia da luz mediterrânica, onde um diálogo com a religião penetra, numa harmonia. Cândido Guerreiro foi um poeta de grande sensibilidade artística, político distinto e notável jornalista. Destacou-se pelos seus valores éticos , de dignidade e honestidade. Cândido Guerreiro amava Algarve. Além da poesia, Cândido Guerreiro tentará igualmente destacar-se no teatro compondo o "Auto de Santa Maria", peça publicada pela comissão dos Centenários.
Marcas” deixadas pelo Poeta Cândido Guerreiro que se encontram espalhadas, um pouco por todos os lugares, casa do poeta, painéis de azulejos com os seus sonetos, escultura em sua homenagem.
Poesias de Cândido Guerreiro
Porque nasci ao pé de quatro montes,
por onde as águas passam a cantar
as canções dos moinhos e das fontes,
ensinaram-me as águas a falar…
Eu sei a vossa língua, água das fontes…
Podeis falar comigo, águas do mar…
E ouço, à tarde, os longínquos horizontes
chorar uma saudade singular…
Irrompe feito Verbo, o pensamento
Pela boca, e na graça de um sorriso
Descobre o nosso olhar um paraíso
Num fulgurante e rápido momento.
Subirei à palmeira delicada
E colherei seus frutos sem receio…
E a tua boca é como um pomo cheio
Duma essência a mais doce e perfumada…
Tua garganta, inebriante vinho,
Hei-de a saborear devagarinho,
Que tu és para mim e eu para ti…
Minha terra embalada pelas ondas,
Lindo país de moiras encantadas,
Onde o amor tece lendas e onde as fadas
Em castelos de lua dançam rondas…

Agradecimentos pelas imagens:
http://batidasfotograficas.blogspot.com/
Fotos: Batidas fotogárafica de Manuel Luis
Fotos http://www.tripadvisor.com.br
Fontes:(Pesquisa Google)
Obs: Caso algo não esteja de acordo em minha pesquisa me falem ok!
Muito obrigada amores!