domingo, 2 de janeiro de 2011

Fado Meu

Acendam a luz de vela porque sou o fado e vou me apresentar... em grande estilo eternamente eu vou continuar...Eu sou o fado permita me apresentar, sou o fado de Lisboa da minha bela Portugal...sou cantado com sentimentos, traduzidos em amor angelical...sou sublime, reflito o cotidiano emocional, os maiores sentimentos os mais puros e ternos, sou som triste e te transporto ao mundo do amor, lhe dou uma resposta para a dor...Sou o fado a essência do amor.
Quem é esta brasileira que se atreve a falar do fado? Hora é a Hana... apaixonada pela arte e cultura de um país ao qual ela ama, por tanto carinho que lhe é ofertado por amigos portugueses, e para relembrar dos seus antepassados paternos que tanto falavam desta terra de Luís de Camões, autor de Lusíadas. Logo em seu livro Camões fala 18 vezes a palavra fado, ainda não como um estilo musical, mas a palavra fado já era explícita.

Divagar sobre o fado é um assunto delicado, diante de tantas teorias de sua origem, depois de tanto ouvir história do fado como se fosse uma história de ninar... meu avô ao meu lado lendo os Lusíadas e por vezes falando do fado, e aos domingos cantorias de fado dentre outras músicas, a arte sempre esteve em minha casa, e Portugal sempre esteve em minha infância.

Sou contra histórias não fundamentadas por isso, além do conhecimento romântico do fado, passado por meus antepassados, fiz uma longa pesquisa sobre o assunto, o que me trouxe mais riqueza cultural, já que o aprendizado é infinito, e aproveito e vou repassar ao meu alunos da disciplina de Arte, estudaremos o fado e faremos um teatro um musical interpretando Amália Rodrigues, assim repasso a cultura de Portugal e os alunos ficam mais milionários no aprendizado, será uma bimestre muito rico...obrigada Portugal.

Conheci na literatura portuguesa, a obra do escritor Alberto Pimentel, em seus escritos...Triste Canção do Sul, um apaixonado pelo fado. A palavra fado tem um significado, a música fado tem outra interpretação.
Uma das teorias é que o fado, era cantada por marinheiros em sua solidão em pleno alto mar, aponta a escola de Sagres onde existia a escola Náutica. O Fado surgiu em meados do século XIX, são variadas as teorias do surgimento do fado, outra teoria é que surgiu na voz do povo de Lisboa, assim expressavam seus sentimentos, o fado era cantado nas tabernas, as letras dos fados eram simples e até rudimentares. Assim começavam os divertimentos nas noites Lisboetas, logo outras classes começaram a apreciar o fado, em seguida os homens mais cultos faziam composição dando ao fado maior notoriedade.
Lisboa é uma moderna metrópole europeia, e o fado canta Lisboa e encanta a bela Portugal, quando se toca um fado não se ouve mais os barulhos do ritmo acelerado da metrópole, o fado é um estado da alma, um ritmo que eleva e acalenta sonhos, é feito de poesia aquela que vem do coração, dizem que só a guitarra portuguesa pode transmitir o que o fadista sente.
O fado foi salvo das garras política de Salazar. Na época da censura implacável na ditadura, o fado teve suas alterações, era então exigida uma documentação aos fadistas para poder cantar o fado, mesmo assim a letras eram passadas pela censura acirrada. Foi rotulado como instrumento da opressão, entretanto a juventude na época sonhavam com um futuro melhor e iluminado, o fado lhe dava esta força.
Logo com achegada da admirável Amália Rodrigues, que tinha o fado tatuado em sua alma, ela levou sua voz, seu coração em forma de fado para o mundo conhecer, uma das maiores fadista que Portugal conheceu. Inicialmente com o cinema e a rádio e mais tarde com a televisão, o fado já estava totalmente assimilado pelo povo, e raro era o português que não admirava este gênero musical.
A nova geração do fado, Camané, Mafalda Arnauth, Mísia e Mariza são apenas alguns dos novos nomes do fado. O fado tem-se renovado. Não só se introduziram novos instrumentos, como é o caso do piano ou do contrabaixo, como se inovou na forma de compor. Além disso, vários fadistas começaram a interpretar letras de escritores portugueses contemporâneos. Mariza é, sem dúvida, o expoente máximo desta nova geração de intérpretes. A sua forma única de expressar, o fado tem levado bem longe a música que melhor simboliza a alma de Portugal.
Sou o fado...sou estilo musical que nasceu sob os cuidados da natureza do solo de Portugal, tenho o sol, o mar e as colinas como testemunha da melodia do amor. (Hana por Hana)
Espero que tenham gostado da nossa viagem a Portugal no mundo do fado.
Muito obrigada
Amores meus, caso tenha algo errado em minha pesquisa... por favor me falem que vou postar. Texto :(Hana)


Fotos: (Hana em Kanazawa Jp.)