quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Educar para brilhar e por um mundo melhor.
Seria possível hoje em dia uma educação ao qual ensinássemos sonhos aos alunos? Uma educação com base na arte, no estímulo da imaginação? Seria utopia acalentar esta idéia de que podemos sim reverter a situação da violência nas escolas? Por outro lado os educadores sem estímulo, como poderia trabalhar tranquilamente, fazer seus planejamentos em cima da cultura, da educação de primeira qualidade, quando seus salários não são dignos, nem compatíveis com sua posição e profissão neste país, que estímulo tem os professores para passar sonhos aos alunos quando os próprios professores estão a deriva, que norte estes educadores poderiam dar para os alunos se eles próprio estão esgotados, que respaldo os educadores tem do governo, do município, das escolas e até dos pais de alunos para atuar de maneira mais vibrante em seu ofício como educador.
Já diz um ditado que a educação vem do berço, é sábio e verdadeiro este ditado, tudo começa em casa, mas vamos combinar que num país onde o desempregos por falta de capacitação profissional se instala, como um pai vai pensar em passar mais tempo com seus filhos, se tem que ser herói lá fora em busca de um subemprego, e pais que tem dois subemprego para poder dar o mínimo o básico em casa, que tempo tem estes pais de poder doar algumas horas para seus filhos, pois estão estressados com contas a pagar e com o dia de amanhã, temos que contar também com a parte social desta família, quando deparamos com a violência doméstica, problemas referente ao vício.
Logo a estrutura desta família já esta desmoronada, é um bom começo para uma criança de puros sentimentos começar a ter maus hábitos, e entra para uma outra escola, a escola da dura realidade da vida, onde esta criança vai procurar alternativa negativas, esta alternativa o levará as ruas, então se instala o começo do caos, porque semelhantes se atraem, logo encontrará outros adolescentes que já estão mal intencionadas por terem PHD na escola do crime, aí começa sua cartilha, e para chegar na escola com arma, com drogas ou dependente químico é um pulinho só.
Para a educação neste país atingir níveis melhores precisávamos romper barreiras em vários setores, educação em casa, melhores condições de trabalho ao país, mas ao mesmo tempo estes pais não estudaram, então seus empregos serão de acordo com sua cultura, logo caímos novamente nas malhas do princípio, seus pais não estudaram seu avós já não estudaram então provavelmente os filhos não concluirão seus estudo.
Logo chegarão nas escolas com educadores sem estímulo, educadores que para ganhar o mínimo para sustentar seu lar precisa aceitar dois ou mais empregos, e vira um ciclo vicioso. Caso não aja mudanças vai continuar a abissal ignorância no ensino público, com a ignorância vem junto fatos negativos, que vão de alguma maneira refletir na comunidade na sociedade em que vivemos. Todos perderemos.
Qualquer problema a raiz esta na educação. Temos que ter uma reformulação de política da educação urgente, o intúito não é julgar o governo ou município, e sim trazer a tona um debate junto com uma solução,não só a uma reflexão do caos na educação.
Texto: Hana por Hana
Fotos: Hana
Amores muito obrigada sempre!!
Caso não consigam comentar aqui podem ir ao:
http://japao-cultura.blogspot.com