quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Educar para brilhar e por um mundo melhor.
Seria possível hoje em dia uma educação ao qual ensinássemos sonhos aos alunos? Uma educação com base na arte, no estímulo da imaginação? Seria utopia acalentar esta idéia de que podemos sim reverter a situação da violência nas escolas? Por outro lado os educadores sem estímulo, como poderia trabalhar tranquilamente, fazer seus planejamentos em cima da cultura, da educação de primeira qualidade, quando seus salários não são dignos, nem compatíveis com sua posição e profissão neste país, que estímulo tem os professores para passar sonhos aos alunos quando os próprios professores estão a deriva, que norte estes educadores poderiam dar para os alunos se eles próprio estão esgotados, que respaldo os educadores tem do governo, do município, das escolas e até dos pais de alunos para atuar de maneira mais vibrante em seu ofício como educador.
Já diz um ditado que a educação vem do berço, é sábio e verdadeiro este ditado, tudo começa em casa, mas vamos combinar que num país onde o desempregos por falta de capacitação profissional se instala, como um pai vai pensar em passar mais tempo com seus filhos, se tem que ser herói lá fora em busca de um subemprego, e pais que tem dois subemprego para poder dar o mínimo o básico em casa, que tempo tem estes pais de poder doar algumas horas para seus filhos, pois estão estressados com contas a pagar e com o dia de amanhã, temos que contar também com a parte social desta família, quando deparamos com a violência doméstica, problemas referente ao vício.
Logo a estrutura desta família já esta desmoronada, é um bom começo para uma criança de puros sentimentos começar a ter maus hábitos, e entra para uma outra escola, a escola da dura realidade da vida, onde esta criança vai procurar alternativa negativas, esta alternativa o levará as ruas, então se instala o começo do caos, porque semelhantes se atraem, logo encontrará outros adolescentes que já estão mal intencionadas por terem PHD na escola do crime, aí começa sua cartilha, e para chegar na escola com arma, com drogas ou dependente químico é um pulinho só.
Para a educação neste país atingir níveis melhores precisávamos romper barreiras em vários setores, educação em casa, melhores condições de trabalho ao país, mas ao mesmo tempo estes pais não estudaram, então seus empregos serão de acordo com sua cultura, logo caímos novamente nas malhas do princípio, seus pais não estudaram seu avós já não estudaram então provavelmente os filhos não concluirão seus estudo.
Logo chegarão nas escolas com educadores sem estímulo, educadores que para ganhar o mínimo para sustentar seu lar precisa aceitar dois ou mais empregos, e vira um ciclo vicioso. Caso não aja mudanças vai continuar a abissal ignorância no ensino público, com a ignorância vem junto fatos negativos, que vão de alguma maneira refletir na comunidade na sociedade em que vivemos. Todos perderemos.
Qualquer problema a raiz esta na educação. Temos que ter uma reformulação de política da educação urgente, o intúito não é julgar o governo ou município, e sim trazer a tona um debate junto com uma solução,não só a uma reflexão do caos na educação.
Texto: Hana por Hana
Fotos: Hana
Amores muito obrigada sempre!!
Caso não consigam comentar aqui podem ir ao:
http://japao-cultura.blogspot.com

14 comentários:

  1. Hana! Um texto apropriadíssimo e no contexto atual. A educação sempre foi e será o alicerce de tudo e de todos! Penso que, se quisermos realmente atingí-la em seus espaços naturais: cas, escola e sociedade há de ter a distribuição honesta e correta de bens, entenda-se aqui bens intelectuais e de consumo: alimentação, moradia dígnos de todos os seres humanos, mas que na realidade, só poucos têm acesso! De nada adianta o famoso "pão e circo" eleitoreiro! Dignidade, já! Batalhei por 42 anos na educação desse país e, sequer tenho uma aposentadoria digna pelo trabalho que desempenhei! Detalhe: não sou a única, não!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educador

      Ivone Boechat (autora)

      Educador,
      por favor, vença,
      você não deve permitir
      que alguém saia de sua presença
      sem se sentir melhor e mais feliz.
      Educador,
      oferece a flor
      de sua vida
      ao que sofre
      na despedida,
      chorando por fracassar;
      tente de novo,
      ajude a levantar o cansado,
      dê a sua mão ao oprimido,
      este povo abandonado
      que, muitas vezes,
      só encontra você
      na direção do olhar.

      Excluir
  2. Defendo e defenderei que a educação é a base de tudo!
    Assim defenderemos a Dignidade,o Respeito,tão importantes!Belíssimo texto!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  3. Realidade de nosso tempo, principalmente nos dias de hoje. Já nós estudávamos num tempo de pesquisas nas bibliotecas, quando a gente sabia quem era Monteiro Lobato, Olabo Bilac e tantos outros, porque éramos induzidos à pesquisa, à boa curiosidade, à leitura e ao raciocínio. parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando um professor tenta ensinar, a aula é perturbada por um aluno mal comportado, é expulso e à saída esse professor tem à sua espera os pais desse aluno que o agridem na presença do filho, isto é a educação no meu país!

      Excluir
  4. HANA QUERIDA QUE TEXTO BELO E IMPORTANTE AMIGA BOM LEMBRAR QUE APESAR DE NOSSOS GOVERNANTES NÃO DAREM APOIO ALGUM A EDUCAÇÃO E EDUCADORES QUE SE ESFORÇAM PARA DAR A EDUCAÇÃO QUE DEVERIA COMEÇAR PELOS PAIS PELA FAMILIA PROFESSORES E SEMPRE ESTARÃO BUSCANDO REALIZAR O SONHO DE UMA EDUCAÇÃO RENOVADORA EFICIENTE MAIS COMPLETA E MAIS JUSTA LINDO SEU TEXTO MINHA LINDINHA ADOREI,UM ABRAÇO BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  5. Olá Hana, seu texto é belo, com argumentos legítimos, mas infelizmente em um país que valoriza um reality show, músicas com conteúdo pobre, e toda futilidade possível, não podemos esperar grandes melhorias para esse quesito tão primordial para o amadurecimento do nosso povo.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. A educação que vem de casa é fundamental, sem ela um professor pouco consegue. Texto muito interessante amiga Hana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Minha florzinha, voce tem toda razão em tudo o que disse...é preciso uma conscientização e comprometimento por parte de todos e a valorização ao trabalho dos educadores. Só assim as coisas poderão mudar pra melhor.
    Beijinhos, feliz dia amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Olá,Hana!!!

    Nossa querida, não faz idéia de como estou em sintonia com seu texto!!Acredito sim que a base vem de casa,mas no mundo que vivemos, isso não traduz a realidade, as famílias estão desestruturadas...e se não houver um professor dedicado, que ame o que faz,o que sobra para estas crianças? Não possuem o respaldo da educação dos pais!Infelizmente vi muito isso na escola do meu filho...e pais assim não participam das atividades escolares.
    Um professor pode simfazer muita diferença!Pode transformar uma vida, dar asas para que sonhem!!!
    **Obrigada pelas palavras tão carinhosas que me deixaste!!!
    Beijos!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Hana minha linda, o seu texto é simplesmente de uma importância enorme.
    Saudades imensas sua.
    Vou, mas deixo um montão de beijos e carinhos

    ResponderExcluir
  10. minha princesa vim trazer um abração de bom domingo desejando que inicie a nova semana com muita paz harmonia e luz neste coração maravilhoso fé e esperaNÇA MINHA LINDA EM DEUS TUDO PODE
    E SEMPRE NOS ESCUTA QUANDO CLAMAMOS POR ELE,UM BJ NO CORAÇÃO MARLENE

    ResponderExcluir
  11. Enquanto houve mentes brilhantes como a sua a qual posta coisas maravilhosas haverá sempre um balde de gelo no qual poderá com poucas ou muitas palavras expor seja lá como for aquilo que sua linha da imaginação possa ela crias sempre estará parte daquilo que és daquilo que nos revela numa simples imagem assim como ti na sua mais pura simplicidade de mulher que és no intimo que fora criada posta sempre algo referenciando a fragelidade a força e as virtudes da mulher naquilo que és mulher. Obrigada linda por fazer o mesmo retribuindo de bom grado minha visita no seu blog o qual já esta em meus favoritos guardado com muito carinho em meu coração.... Jamais a questionarei por que não a o que questionar tudo é perfeito e feito de uma tamanha magnitude que são meramente expressas de uma maneira tão suave e simples como se escrevesse cada palavra e cada linha com o sopro e a suavidade de sua respiração que nos faz crer que na simplicidade daquilo que fora criada mulher tem o poder e o dom da escrita na sua pura feminidade....Um forte abraço e um bj bem no seu coraçãozinho....
    http://www.uanderesuascronicas.blogspot.com
    convido-a a fazer parte do meu blog

    ResponderExcluir
  12. Educador

    Educador,
    por favor, vença,
    você não deve permitir
    que alguém saia de sua presença
    sem se sentir melhor e mais feliz.
    Educador,
    oferece a flor
    de sua vida
    ao que sofre
    na despedida,
    chorando por fracassar;
    tente de novo,
    ajude a levantar o cansado,
    dê a sua mão ao oprimido,
    este povo abandonado
    que, muitas vezes,
    só encontra você
    na direção do olhar.

    Ivone Boechat

    ResponderExcluir