sexta-feira, 26 de março de 2010

Mandela, logo que foi preso, chegou na prisão e os outros presos falavam, vamos morrer aqui, Mandela falava daqui sairei um líder, como se não visse as grades mas sim a liberdade, os presos políticos olhavam para o chão e viam lama, mas Mandela, olhava pro céu e falava eu vejo luz. (Hana por Hana)
Nelson Mandela um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Mandela sempre defendeu a luta pacífica Liberdade”, porém, sua opinião mudou. Este dia, conhecido como “O Massacre contra manifestante negros, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema. Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a causa, condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua. No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países. Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul. Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."
- "Não há caminho fácil para a Liberdade."
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." (http://www.educaçãouo.com.br/)

12 comentários:

  1. Admiro toda a historia de vida dele, inegavelmente é um guerreiro.
    Beijos linda.
    Ah o selinho ficou lindo ali rs

    ResponderExcluir
  2. Hana, parabéns pelo texto.
    O tema nos comove. Nelson Mandela é um exemplo, um líder, um guerreiro incansável em busca da paz. Um mensageiro da harmonia, amor, compreensão,liberdade, e acima de tudo, prima pela união entre os povos. Afinal, somos da mesma raça : seres humanos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,
    Nelson Mandela é a prova real do quanto podemos amadurecer com o sofrimento. Este homem, ao longo da vida, sofreu perdas irreparáveis e perseguições pela causa. No entanto, ao contrário do que muitos fariam, ele transformou a dor em força e em um dado momento da sua trajetória, ele ergueu a cabeça, mostrando ao mundo, no que pode se transformar um homem de fé. Grande exemplo!
    À propósito, a música que enviou-me de presente, sempre foi uma das preferidas, mediante seu gesto carinhoso, hoje se fez a preferida. Obrigada! Fiquei muito feliz e agradecida.

    Forte abraço!!! :]

    ResponderExcluir
  4. Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
    Charles Chaplin

    Desejo um lindo final de semana.
    Um abraço com carinho

    ResponderExcluir
  5. Olá Querida Amiga Hana,

    Parabéns pelo belíssimo texo.

    É desta estirpe de homens que os caminhos novos se vão desbravando.

    Força, coragem, determinação e, ao mesmo tempo, serenidade advinda da compreensão das leis ocultas da vida, são alguns dos predicados para a mudança.

    Um bom final de semana.

    Beijinho

    José António

    ResponderExcluir
  6. há seres que não se deixam abater nas suas convicções mesmo quando a dor impera
    beijitos

    ResponderExcluir
  7. Olá Hana.
    Parabéns pela postagem,o Nelson Mandela, foi um dos grandes líderes Africano,assim todos os países de África tivessem um líder como ele, não estavam assim como estão.

    um beijo GRANDE,
    José.

    ResponderExcluir
  8. Outro Homem que nunca vai ser esquecido.
    São forças da Natureza...vêm ao Mundo com uma determinada missão...e conseguem porque é isso mesmo, estão pré-destinados por Deus. a cumprir esses exemplos. É como quem tem um determinado talento.
    Cada um, é para o que nasce...parece uma frase feita...mas é verdade.
    Bjs.sinceros
    Mer

    ResponderExcluir
  9. Outro de meu herói predileto!
    Homenagem merecida, porque junto com Ghandi e outros, faz parte da galeria dos imortais.
    Tomara que alguns que almejam serem paladinos da justiça e da paz, aprendam com ele.
    Parabéns Hana pelo texto, sem dúvida necessário.
    Bjs, abraços

    ResponderExcluir
  10. Mandela fora um sonhador. Os sonhos são lindos, bem como os sonhadores. Só realizamos aquilo que sonhamos. Essa parte em que ele ignora as grades da prisão é tão significativa!

    Parabéns por sua linda postagem! Disponibilizar material de tamanha qualidade para quem possa vir e ler é algo sublime. Parabéns por seu cuidado!

    Gostaria de lhe ver no meu http://jefhcardoso.blogspot.com

    Obs. Vim aqui por ver a sua linda foto num quadro de comentários em que adentrei. Foi inevitável vir conhecer o seu blog. (sorrio)

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Hana..

    São tantas as coisas a serem ditas a respeito da paz, da liberdade, igualdade.. que todos que tenham senso sonham pela paz.

    Ele é um exemplo, como todos manifestantes que lutam pelos seus direitos. São barrados de alguma forma, mas sempre passam a mensagem que precisamos para a evolução.

    Ótimo post, linda.

    Beijos...

    ResponderExcluir