quarta-feira, 7 de abril de 2010

Eleanor Roosevelt, mais influentes da América, Primeira Dama desbravou caminhos para as mulheres e levou a luta pela justiça social em todos os lugares. Um casamento precoce com seu primo, Franklin Roosevelt , um grupo de repórteres estavam esperando na porta de seu apartamento em Washington Square. "A história acabou", ela simplesmente disse, admitindo que suas palavras e opiniões não seria mais de interesse uma vez que o marido estava morto e ela não era mais primeira-dama. Ela não podia estar mais enganado. Conforme os anos passaram, a influência de Eleanor Roosevelt crescia. Hoje, ela continua sendo uma poderosa inspiração para os líderes em ambos os direitos civis e movimentos de mulheres, seu profundo compromisso com a reforma social. Ela deu voz às pessoas que não têm acesso ao poder. Ela foi a primeira mulher a falar na frente de uma convenção nacional, para escrever uma coluna sindicalizada. A única filha de um pai alcoólatra e uma mãe linda, mas distante. Mas 13 anos após seu casamento, e após seis filhos, Eleanor prossegue a busca de sua identidade. Ela virou as suas energias para uma variedade de organizações reformistas, juntando-se um círculo de feministas, abolição do trabalho infantil, o estabelecimento de um salário mínimo e da passagem da legislação para proteger. Quando Franklin seu marido, foi paralisado pela poliomielite em 1921, seu ativismo político tornou-se uma força ainda mais vital. Ela tornou-se "de Franklin olhos e ouvidos". Juntos, eles mobilizaram o povo norte-americano para efetuar mudanças duradouras no cenário político e social da nação, descobrir que os negros estavam sendo sistematicamente discriminada, na luta contra a discriminação Eleanor manteve a voz firme sobre os direitos civis, Eleanor foi muito além de seu tempo. Eleanor instintivamente desafiou as instituições que não oferecem oportunidades iguais para as mulheres. Como primeira-dama, ela realizou mais de 300 conferências de imprensa que ela habilmente restrito às mulheres jornalistas, sabendo que as organizações de notícias de todo o país serão obrigados a contratar seu primeiro repórter do sexo feminino. Através de seus discursos e suas colunas, ela forneceu uma voz poderosa na campanha para recrutar mulheres trabalhadores para as fábricas durante a guerra. Eleanor diz as mulheres jovens, alertando-os contra a casar-se com muita pressa antes que eles tivessem a chance de expandir seus horizontes Ela foi instrumental em garantir os fundos do governo primeiro colocado para a construção de creches. Eleonor, uma feminista que transcendeu os ditames do seu tempo para se tornar uma poderososa e eficaz vóz do século para a justiça social. (Revista Time de Nova York Por Doris Kearns Goodwin, 13 de abril de 1998).

18 comentários:

  1. que mulher .,.,. é mas uma historia para o meu repertório

    ResponderExcluir
  2. Oi, linda,
    Eleonor foi uma mulher que brigou pela liderança feminina, uma mulher que falava por todas. Com toda a certeza, devemos muito a ela. Foi uma mulher de fibra, que acreditava no potencial feminino. Realmente, ela estava certa, olha o quanto avançamos, nesses últimos anos! Ela foi um privilégio, para todas nós.

    Um abraço, bem apertado, no coração!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, entendi pq vc me pediu pra vir ler esse post....rs
    Nossa, não sabia isso tudo sobre ela nao, que mulher extraordinaria, fiquei encantada com a sua força e coragem.
    Obrigada por compartilhar mais isso comigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. E assim...
    Quantas portas foram abertas pra nós... Que mulher poderosa!!!
    Beijos, Hana.
    Glória

    ResponderExcluir
  5. O mundo hoje precisa de mulheres assim.
    Deram vida e lutaram por um ideal com muita dignidade.
    Hoje temos um mundo cheio de nomeados a receber fortunas e pouco ou nada fazem, porque as guerras continuam.

    ResponderExcluir
  6. Felizmente que existiram e continuam a existir no Mundo MULHERES como a Eleonor, infelizmente grande parte da humanidade está cega, surda e muda.
    Abracinho

    ResponderExcluir
  7. Querida Hana,
    seria ótimo se não precisássemos de mulheres maravilhosas como ela. Mas como precisamos!!! Exemplo disso seria que este texto poderia (com algumas pequenas mudanças) ser publicado hoje como uma novidade. Triste mas verdadeiro.
    Obrigado por nos presentear com ele. Precisamos ser lembrados do longo caminho que temos por percorrer.
    Beijinhos carinhosos,
    Regina.
    PS desculpe estar sumida mas esta situação do Rio me deixa deprimida.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Hana, não conhecia a história dela à fundo... aliás, confesso, só como esposa do Presidente é que eu a via... :/ Muito bom o post! :D

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, minha querida!


    Maravilha de post, Hana. Obrigada. Não é sem propósito que algumas pessoas chegam em determinada posição na vida. Eleonor cumpriu a sua missão. E não são todos, infelizmente, que ao chegar numa posição de liderança, cumprem a missão maior: o ser humano. Ela foi voz e ação.

    Lindo dia, querida amiga! Um beijo estalado de bom!

    ResponderExcluir
  10. Durma com Deus, amiga! E vou fazer, sim! Lembro de uma cerimônia quando Maki estudava no Instituto Brasil-Japão onde os alunos colocavam pendurados numa árvore seus pedidos...Ficava lindo! E obrigada pelo carinho, amiga! Retribuo, de coração! Obrigada!!! Beijãooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Notável! Eleanor.
    Guerreira, desbravadora e justa.
    Como tantas outras mulheres as são hoje.
    Com títulos de 1ª,2ª damas ou não.

    Excelente indicação e referência de leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá querida
    Muito bom que existe pessoas assim.
    Bela postagem.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Mulheres que lutam por justiça e honestidade no ***ANONIMATO*** Parabéns,a essas mulheres !!Ex. para gerações futuras.

    ResponderExcluir
  15. Una mujer destacada.
    A millones de mujeres y hombres nos queda cambiar nuestro mundo cercano.

    Saludos de FJBarbadillo.

    ResponderExcluir
  16. Olá, amiga,
    Venho somente para recomendar-te o post "Cidinha" em Des-encantos. Se precisar, encontrará o endereço na lista de blogs que sigo. Vale a pena ir ver.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  17. Existe pessoas que se superam, que fazem história, que a mudam mesmo, essas pessoas jamais morrerão pois deixam um legado que não pode ser esquecido
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso este seu post!
    Que MULHER!

    Bjs dos Alpes...

    ResponderExcluir