terça-feira, 15 de junho de 2010



Aprendizado, Seminário da Filosofia Oriental: Melhor do que já fizemos, e NÃO melhor do que Alguém.. Pode ser trabalhoso, passar da visão externa do “eles”, para o “eu”, mas será uma vitória recompensadora para sua alma, e poderá desfrutar do sentimento de admiração, e escolherá mais livremente o que seguir, as metas a serem traçados, pensar sobre você mesmo, sobre as escolhas que fez, não esconda nada de você mesmo, e principalmente não se engane. Compreenda o que é hoje e o que foi ontem, veja onde pode melhorar e onde pode ser incentivado ainda mais, pratique a auto comparação. Faça isso por você e só por você. Um conto muito antigo: Um mestre muito sábio, estava nos momentos finais de sua vida terrena, porem demonstrava medo da morte, e seus discípulos o interrogaram sobre o motivo do temor: - Mestre! O que temes tu, que já fez grandes obras como Moisés e que foi tão sábio como Salomão! O sábio respondeu. Não me preocupo se fui mais ou menos que esse ou aquele. Temo que Deus me pergunte: Tu foste tu mesmo?
Seminário onde fui apresentada a evolução do ser humano neste universo. Por este motivo é que me sinto de certa forma discípula da grande vida, entrei em contacto com este mundo desconhecido o meu eu. Nunca imaginei que não me conhecia. O aprendizado de si mesmo nos leva ao mundo desconhecido a princípio, estranho falar assim, todos achamos que conhecemos a nós mesmo, grande engano. Sempre fui aberta a conhecer as pessoas, a entende-las, e achar uma razão para certas atitudes as vezes severas, que magoam na tentativa da sua própria defesa, mesmo sem terem sido atacadas. Depois do seminário, descobri que não conheço nem a mim mesma, como vou tentar conhecer os porquês de alguém, as atitudes de pessoas, sejam atitudes negativas ou positivas. Parece fácil mas se olhar profundamente certas situações em que passamos, percebemos que realmente não conhecemos a nós mesmo, corremos da verdades, nossas próprias verdades, quando deparamos um pouco assustadas por simplesmente começar a nos conhecer melhor, este foi meu aprendizado. (Hana por Hana)

14 comentários:

  1. a razão para certas mas este texto é uma grande lição pra mi

    ResponderExcluir
  2. Como é bom aprender Hana, todos os dias lições nos aparecem, mas em seminários e cursos somos convidados a conhecer o nosso interior.
    E olha que muitas vezes não é fácil descobrir que não somos aquilo que pensávamos que éramos.
    Beijos pra você!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei contente em saber que vc passou um tempinho bom no meu espaço, obrigada.

    Volte sempre, será um prazer te ver "Pelos Caminhos da Vida".

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. Cheguei ao seu blog através da amiga Cigana do Oriente. Está sendo gratificante para mim. Voltarei com mais calma. Grande abraço e parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
  5. Hana querida, estou de volta viu?
    Saudade, como vc ta?
    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  6. ...gosto de passar e entrar.
    sabia em parte..e sinto tb isto mesmo que escreves...Hana.

    ResponderExcluir
  7. Hana,

    tem um selinho prá você no meu blog.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. Levarei tuas sábias palavras comigo e procurarei conhecer-me melhor. Vou aproveitar esta lição, pois: "Nascemos sem saber nada, aprendemos durante a vida e muito pouco sabemos ao desencarnar."
    Obrigada, minha grande amiga!!!

    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom aprender não?

    Bjuxxx linda...

    ResponderExcluir
  10. Ainda vou tentando seguir esse conselho.
    Há muito que me "procuro"... e como gémeos que sou, sinto essa dualidade.
    No entanto esforço-me, enquanto por cá andar, por me conhecer cada vez mais.
    Numa maneira geral, acho que a maioria das pessoas nem se conhecem a elas próprias. Quantas vezes oiço julgamentos...e apercebo-me que a pessoa que julga, faz exactamente igual ou parecido, ao que não gosta de vêr no "outro"?
    Lindo este texto elucidativo.
    Abraço forte
    Mer e familia

    ResponderExcluir
  11. Conhecer a si mesmo é um processo lento e muitas vezes, dói. Mas é preciso ter coragem para tirarmos esse véu de nossos olhos e penetrarmos fundo na alma. Só assim seremos realmente felizes.
    Obrigada por sua visita ao Arca e pelas palavras ali deixadas. Estaremos sempre em contato. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Hana, este é um aprendizado e um exercício que deve ser habitual, desde a conscientização : o autoconhecimento. Esta sua frase é maravilhosa "não esconda nada de você mesmo, e principalmente não se engane". Mas creio que a sua " abertura" para conhecer as pessoas partiu desde sempre ( até inconscientemente) da sua investigação própria. Porque só assim você chegou neste caminho onde poderá expandir conscientemente e melhor este dom que você tem. Vibro com você amiga! E aprendo. Obrigada.

    Beijo estalado de bom!

    ResponderExcluir
  13. Sabes minha querida tudo passa pelo conhecimento de nós mesmos, estamos convencidos que nos conhecemos que somos unus, mas a verdade é que desconhecemos completamente a nossa forma de actuar, olhamos para o espelho e vemos uma pessoa mas dentro de nós temos muitos seres barulhentos que cada um nos puxa á sua maneira são os egos as vontades que nos levam sempre pelo caminho inverso do da alma
    beijinhos

    ResponderExcluir