quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Projeto Eu e os Meus de Hana por Hana, Um projeto sem fins lucrativos, sem recurso financeiro algum envolvido, apenas o amor e a solidariedade de voluntários e amigos, no amor e na dor. Um projeto muito humilde, mas vem crescendo pouco a pouco desde 1980. Eu e os Meus, em 1980, eu era uma adolescente, e nesta época tentei fazer meu melhor mesmo na pouca luz que eu tinha. Hoje em cada lugar que passei deixei um grupo montado para ajudar idosos, orfanatos entre outros, mas não faço sozinha, tenho muitos amigos que me ajudam, e conto com o Criador do Universo conspirando ao meu favor sempre.
Este projeto tem por finalidade levar amor, carinho, afeto, atenção e mão amiga, a asilo, orfanatos, escolas para crianças especiais, entre outros. Hoje vou expor a vcs amores onde tudo começou...Tudo começou em minha adolescência, então descobri que tinha uma escola p/ deficientes visuais perto de casa, fiquei fascinada, fiquei curiosa com a percepção deles no tato, na audição aguçada, não enxergavam através dos olhos, mesmo assim via muito longe, percebia coisas que eu não tinha apurado dentro da minha capacidade tida como pessoa normal, mas eles enxergavam mais que eu, em certos aspectos, aquilo me deixou curiosa, comecei a frequentar esta escola p/ cegos, falei pra minha mama que estava fazendo atividade extra curricular, fato que era verdade, eu estava a aprender tbém, este mundo desconhecido pra mim, mas me familiarizei com este mundo, pela delicadeza e sensibilidades das crianças que lá conheci, resumo acabei aprendendo ler brailer e escrever, a escrita dos cegos, fiz amizade com as crianças, e todos os dias durante anos eu ia nesta escola de cegos para ensinar as crianças sobre arte e cultura, lia sobre Monet, Leonardo da Vinci, William Shakespeare, e outros que desde muito cedo me apaixonei, lia as obras de Mario Quintana, poemas de Clarice Lispector, Jorge Amado e tantos outros, depois de uns 2 anos, me tornei professora de cultura e entreterimento e artes desta escola para cegos, e durante anos fui voluntária lá pois a escola era carente e não dispunha de recurso para pagar, mas eu estava tão contente em ter esta oportunidade, a oportunidade de ajudar alguém me deixava tão realizada, eu tinha uma turma de amigas adolescente la na escola de cegos, tbém tinha minha turma de amigos da escola normal em que eu estudava, mas a turma da escola, faziam comentários negativos em relação aos meu novos amigos cegos, comecei a entender a palavra preconceito desde cedo em relação ao meu amigos cegos, e comecei a falar com eles sobre cegueira, tudo que eles podiam enxergar através do tato da audição, e do coração, ensinei que eles eram seres especiais, e que meus amigos tidos como normais que eram cegos, pelo preconceito, minha luta durou uns meses até que consegui com que meus amigos entrassem em meu projetinho, ao final de tudo a maioria deles estavam unidos comigo, fazíamos cachorro quente e fazíamos festas com bexigas, meus amigos aprenderam que o doar é muito mais legal que receber, e o final é a mesma coisa, pq recebemos tanta alegria em troca. Os pais dos meus amiguinhos ajudavam com lanche, bolos e bexiga, era lindo. Foi assim que começou meu projeto. Não precisamos dispor de dinheiro para fazer o bem a caridade, e sim de amor no coração.Hana por Hana
Amores este domingo não deu tempo de visitar todos, desculpinhas, mas vou sim visitar cada um aos poucos, muito obrigada.

22 comentários:

  1. Oi Hana! :)

    Vim te visitar, deixar um beijo e um abraço enorme cheio de ternura.

    Muito bom a energia que tem esse seu blog.

    Bjs, fique na luz

    ResponderExcluir
  2. Que belissimo projeto minha amiga
    tenho orgulho de ti parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Hana, pessoas como vc são conquistadas por outros países e, infelizmente, fica um interstício solidário no coração do Brasil. Hana, menina, vc tem uma alma áurea com um brilho próprio e particular. Para que a sua dignidade nobre não seja ofuscada, explico para os leitores: como educador, solicitei, por duas vezes q vc descrevesse, em linhas gerais, o seu projeto, e, portanto, elegantemente, vc o faz e não por auto-promoção. Um beijo gigante do tamanho do seu coração

    ResponderExcluir
  4. Embora goste,e precise das suas visitas,sinto uma enorme e estranha sensação de Paz e Carinho,quando a leio!
    Tão bonito!Tão humano!Tão...sem palavras!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  5. HANA,QUE TRABALHO MARAVILHOSO,ME ORGULHO,EM PODER
    CONHECER VOCE ATRAVEZ DO BLOG,O SEU É LINDO COMO
    VOCE COMO SEU CORAÇÃO,BJS PARA VC QUERIDA VOU ESTAR SEMPRE POR AQUI,SE DEUS QUISER,DEUS TE ABENÇOE POR TEU TRABALHO,TE ILUMINANDO SEMPRE
    MEU CARINHO,MARLENE

    ResponderExcluir
  6. Oieee lindaaaaaa!!!
    Essa é a nossa HANA!
    Te adoro viu bichinha e muitoooooooo
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Hana Flor, por onde Você passa deixa jasmim na luz que se respira... É impossível não sorrir com o coração quando leio suas palavrinhas. Obrigada pela sua visita de essência floral à esta Madalena, que lhe beija as mãos pelo lindo espírito de Amor que manifesta na Terra. Obrigada por me ensinar a ser melhor. Adorooo Você!!
    Beijos, carinho
    Madalena

    ResponderExcluir
  8. Querida Hana, estou acompanhando seu bçog. Bastante instrutivo com conteúdo de Amor e aprendizagem. As crianças e os idosos merecem nosso carinho e atenção especial. bjo no coração. Paz e Luz. Vibrações Positivas em seu trabalho. Pessoas como vc servem de exemplo para nós.

    ResponderExcluir
  9. Hana, veja só como é a blogosfera.
    Através dela conhecemos pessoas iluminadas feito você, sempre colocando a alma na melhoria do Mundo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Hana!!!
    É realmente maravilhoso isso, projetos colocados em prática, que não ficam só na teoria mas se concretizam, transformando pessoas, levando adiante sonhos que contribuem para o crescimento de todos e com certeza a satisfação é imensa, porque é feito com amor e determinação enfrentando todas as dificuldades. Algum tempo atrás eu fiz um curso de voluntariado que foi uma experiência inesquecível conheci pessoas que vou levar para sempre em meu coração e são essas coisas que não podem ser medidas e que nenhum dinheiro do mundo jamais poderá comprar, difícil até descrever em palavras, só posso dizer amiga parabéns por tudo e sem dúvida nenhuma seu caminho é repleto de luz, sempre com muita paz, harmonia e amor!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  11. Oi Hana, projeto maravilhoso esse!
    Fico feliz em ver tantas pessoas trabalhando, cada uma á sua maneira,contribuindo tanto para melhorar a vida de seus semelhantes
    E assim seguimos... como formiguinhas, doando, compartilhando, aprendendo, ensinando e nos tornando melhores a cada dia!
    Beijos pra ti com carinho!

    ResponderExcluir
  12. HANNA

    Deixo um pouco da minha ria...

    RIA

    Ria de Aveiro

    Tão pouco te tenho cantado

    Tão pouco te tenho escrito

    E tu Ria...

    Cheia de beleza

    Cheia de canais

    Com águas azuis e belas

    Vais esperando que te cante

    Que fale ao mundo

    Da tua beleza sem fim

    Dos teus barcos moliceiros

    Coloridos e acolhedores

    Do teu Rossio...

    Da tua gente...

    E da tua beleza...

    Linda Ria de Aveiro.


    LILI LARANJo

    ResponderExcluir
  13. É verdade Hana para começar a gente só precisa de vontade e oportunidade e sim, a gente as vezes pretende ajudar, mas no final termina ajudado, quer ensinar e termina aprendendo muito, muito mesmo!!!

    ResponderExcluir
  14. De Sam para Hana: Você é lindaaaa amiga! Por tudo o que você é! Te adoro.


    Beijos com carinho querida.

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga!!

    Precisamos de mais "Hanas" espalhadas por este mundo,
    não deveríamos nos espantar com ações como esta, isto deveria ser algo normal, fazer o bem é dever de todos nós, entretanto não é assim na realidade, quem faz o bem ésta numa pequena elite infelizmente!

    beijos e saudades...

    ResponderExcluir
  16. Ola minha nova mas muito querida amiga,voltei para agradecer seu carinho sua simpatia,sua visita para conhecer meu trabalho,fico muito feliz e lisongeada com sua delicadeza e atenção peço
    a Deus que te abençoe sempre iluminando,teu caminho,volte sempre bjs atenciosamente
    Marlene

    ResponderExcluir
  17. Anjo no Oriente

    Belíssimo projeto e o que é mais importante, que é colocar em prática.
    Só teu imenso coração para fazer isso. Parabéns, minha amiga!!!
    Um grande abraço de urso branco!

    ResponderExcluir
  18. Entendo muito bem essa paixão, eu além do ensino normal também trabalho com crianças e jovens do ensino especial, inlusivé trissomia 21, a ligação com eles é cada vez mais forte, sendo já também uma paixão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Hana, obrigada querida flor, pelo sorriso de Hana que passou pelo meu flog e ajudou a abrir as flores do meu jardim. Beijos & carinho.

    ResponderExcluir
  20. HANNA

    deixo o farol que serve para nos guiar.para nos unir e tantas vezes para Amar...


    O FAROL




    Este Farol...

    É diferente...

    É farol...

    Alto e longo...




    Alberga...

    Muitos sonhos...

    Muitas fantasias e...

    Muitas Amizades...




    Farol...

    Que gira...gira...

    Deixa um raio de luz...

    A propagar-se...

    Em todas as direcções...




    E aqui...

    Concretamente...

    Neste farol...

    Eu paro...




    Fico a olhar...

    E a meditar...

    Pois sinto...

    Que aqui...




    Neste farol...

    A cumplicidade...

    Está mesmo presente!...


    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  21. Parabens pelos seus projetos e muitas energias para continuar com eles pararabens pela pessoa especial que eu sei que você é e muitas cores e flores em sua vida!

    ResponderExcluir
  22. Olá, Hana!!
    vc é uma pessoa muito especial.
    Ser iluminado!
    Lindo trabalho realizastes e ainda realizas.
    Teu cantinho me faz tanto bem...
    Fica na paz de Deus!!!
    Bjs!!!
    As arteiras

    ResponderExcluir