domingo, 23 de janeiro de 2011

Projeto Pedagógico:Um ser humano melhor, um mundo melhor.

A pedido de vários professores e amigos, estou colocando alguns itens do meu projeto, ao qual implantei aqui no Japão com muito sucesso, depois de muitas pesquisas que durou 3 anos, e várias noites sem dormir, rs, estudos baseado na filosofia, sociologia, psicologia e baseado em comportamento de alunos, experiência própria. Usei todo meu aprendizado e decidi usar na psicopedagogia para o crescimento dos alunos, não apenas para conseguir nota mínima e passar de ano, mas desta maneira os alunos pensam e passar com notas máximas, não sendo mais um aluno mediano, e sim conquistando sempre mais que este mínimo como de costume, dando valor ao aprendizado, para no futuro não ser um profissional mediano e sim um profissional disputado no mercado de trabalho, não só como formando, mas como ser humano melhor, este é o diferencial do meu projeto. Do ensino médio ao fundamental 2 e fundamental 1, nós aplicamos em caráter oficial agora este projeto. Uma pena que não pode ser implantando nas escolas do Brasil, ou teríamos que reeducar os pais primeiro, depois pensar nos alunos, este projeto esta crescendo e os americanos estão pensando em aderir este projeto pois teve uma repercussão muito boa na educação no Japão em 6 escolas que já esta sendo aplicado.
Primeiro- Valor da oração para plantar o sentimento de gratidão e ter o valor que acima de nós temos um Criador que nos protejo nos orienta, seja de que religião o aluno for, temos a oração matinal sem envolver religiosidade, pq qualquer que seja a religião sempre haverá um Deus bom que temos que agradecer, logo, oração matinal agradecendo a vida, aos pais, escola, o alimento a família em fim, a oração já planta sementes boas que brotam a humildade e agrega valores e sentimentos bons no coração das crianças.
Segundo-
Pedagogia do elogio, mesmo ao aluno menos centrado, com pouco desenvolvimento didático, sempre elogiar mostrando o valor e o potencial de cada aluno, mostrando que a sabedoria infinita esta alojada dentro dele, é só exteriorizar esta inteligência, então sempre elogiar constantemente, desta forma o aluno começa a acreditará nele mesmo e sentirá segurança.
Terceiro-
Diário do elogio, já na porta temos o diário com o nome de todos os alunos, é para ensina-los a ver apenas as partes positivas de pessoas coisas e fatos, cada aluno escreve um elogio ao seu colega, desta forma fazemos efeito multiplicador, e aprenderão a não julgar nem criticar seus colegas, havendo assim um espírito de união e aprenderão que falar algo negativo sobre amigos não trás nada de positivo, desta maneira estamos formando alunos que jamais vão aderir a fofoquinha, que é atividade de criaturas mediucres, e somos mais que isso, desta maneira eles ensinam ao pais este valor, e o efeito dominó acontece para o mundo ser mais pacífico plantando esta semente do bem.
Quarto-
Valor do trabalho, e valor a quem trabalha, o aluno faz limpeza na própria sala depois de usar, é feito um grupo, cada dia um grupo faz a limpeza na sala, varrer e ajeitar as carteiras, assim darão valor ao trabalho das inspetoras e zeladoras, neste aspecto estão aprendendo a humildade, o valor do trabalho dos outros e de si próprio, então não existe pixação, nem bagunça de papel, nem lixo é jogado nas sala, cada um cuida da sala com zelo, bem como com este aprendizado deixarão sempre impecável a escola, quadras etc...os pais aceitam de um maneira explêndia pq estamos orientando para o futuro, um país limpo é um país saudável, então começaremos na escola o valor do trabalho e da educação ambiental inclusive.
Obs:
No Brasil os pais com egos inflados, não deixariam isso acontecer por achar que estão pagando o colégio e que seria humilhante o filho varrer e ajeitar as carteiras dentro da sala de aula, estes pais deixam de perceber a união que os filhos criam na escola, e o valor que eles dão as zeladoras e inspetoras tratando como iguais, não achando que determinada pessoa é menos por seu cargo na escola, assim lá no mundo de fora, no futuro não trataram ninguém com desdém pois todos somos irmãos, e devemos o devido respeito com todos. Aqui as escolas brasileiras compraram esta ideia, em forma de um grande projeto de maneira experimental e agora em caráter oficial. Nas escolas japonesas mesmo, eles tem esta cultura da valorização do trabalho a décadas, eu inovei adaptei para escolas brasileiras no Japão.
Quinto-
Senso de humor sempre para isso é necessário o professor estar bem preparado, entrar no mundo deles para que eles queiram entrar no nosso mundo, aguçar a curiosidade com o maior senso de humor possivel, fazendo brincadeiras, falando a linguagem deles, não totalmente mas conhecendo as músicas que eles gostam e escutar junto, então agora o professor entrou no mundo deles, agora convida a entrar no nosso mundo, nas áreas humanas, estudando história ou artes mostramos como eram a músicas a cultura, desta maneira eles já estão embalados e abertos para absorver o aprendizado comparando o passado com o novo.
obs: Eu entrando na sala de aula os alunos estavam escutando música, perguntei aos alunos o que vcs estão curtido, o que esta pegando, era um lixo musical mas em fim, aprendi até a dançar aquele tipo de música com eles, em troca eles aprenderam sobre a arte da dança clássica, as músicas de Beethoven e tantos outros, foram aulas riquíssimas comparando com o hoje, ele começaram a achar que não tinha nada haver as músicas que eles ouviam, e pela vida e obra do artista e compositores eles ganharam novos heróis, não os que a Tv cria, mas heróis de verdade como Beethoven que mesmo surdo compôs belas sinfonias em fim.
No projeto tem 45 páginas, coloquei aqui alguns itens para meus amigos terem uma noção do que esta rolando...assim é a linguagem dos meus alunos, então o que esta rolando no projeto da professorinha brasileira no Japão.Esta professora que vos fala, tem o projeto Eu e os Meus no Brasil, que engloba orfanatos e asilos, outro dia conto sobre o projeto que existe desde 1983, fundado com a ajuda de muitos colaboradores, sem nem um fim lucrativo, e sem recurso financeiro envolvido, apenas o amor e a solidariedade.(Hana por Hana)
Muito obrigada amores meus.

17 comentários:

  1. Mas que interessante,querida Hana!
    Concordei com tudo. Alguns destes itens aplico e desenvolvo no meu trabalho com os alunos.
    Apesar de me ter reformado ñ significa que ñ dê aulas em casa e muito menos que ñ me interesse por
    assuntos relacionados com o Ensino.
    Obrigada pela partilha.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hana!
    Adorei este projeto!
    Orar é a melhor forma de entrar e estar em contato com Deus.Agradecer por tudo o que temos e recebemos.
    O mundo seria bem melhor se os pais ensinassem aos filhos que somos todos iguais e temos os mesmos valores.Mas, infelizmente aqui no Brasil isso ainda está longe de acontecer.
    Temos que plantar estas sementinhas hoje, para semear daqui alguns anos.
    Uma boa noite prá vc!
    Bjs no coração com muita paz!
    As arteiras

    ResponderExcluir
  3. É verdade Hanna. Primeiro tem que mexer com os pais. Essa cultura que temos aqui no Brasil é muito individualista e, por isso mesmo abstrata, pois sozinhos não somos ninguém. E nada como a ação concreta para unir as pessoas!!! É o trabalho, sim senhora, o trabalho que nos engrandece como cidadãos, que cria em nós o senso de responsabilidade e empatia, desde a infância. Mas acredito em mudanças. Aqui no Brasil, já foram lançadas algumas sementes e já estão sendo aplicados projetos pedagógicos dentro dessas bases. Por enquanto ainda são um pouco tímidas as iniciativas, mas penso que, dentro em pouco, os resultados começarão a aparecer e aí, tudo ficará mais fácil.
    Parabéns pelo projeto!!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. ei e acredito na 'proposta' da Hana.
    Educar pais será impossível...

    ResponderExcluir
  5. Como todo projeto, seja em qual área for, é complicado ter 100% de adesão...Mas boa a idéia e espero que tenha sucesso mais e mais!
    Bj*

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente, quando vejo pessoas como você atuando neste imenso palco da vida vejo como é verdade!
    Verdadeiro o que o meu mestre da vida costuma afirmar; " a revolução de uma única pessoa é tão poderosa, que ela não é só capaz de mudar o rumo da sua vida, mas da sua familia, bairro , cidade, país e até da humanidade como um todo!"
    O seu belo trabalho/projeto em terras longinquas servirá de inspiração para mim e para muitas pessoas que sonham com coisas de tamanha magnetude!
    De Rideaki para HANA , MUITO OBRIGADO POR EXISTIR E FAZER PARTE DESTE MUNDO, NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  7. Magnífico Hana, de fato uma tristeza saber que para se ter algo parecido aqui no Brasil, precisaria re-educar o País primeiro.
    Adorei as formas de trabalho, que certamente estarão marcadas no consciente de cada criança, e isso será levado por toda vida.
    Parabéns pela idéia e iniciativa, desejo-lhe sucesso, pois acredito que o desejo de todos é que a idéia apenas cresça.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Estimada e Linda Amiga:
    "...Pedagogia do elogio, mesmo ao aluno menos centrado, com pouco desenvolvimento didático, sempre elogiar mostrando o valor e o potencial de cada aluno, mostrando que a sabedoria infinita esta alojada dentro dele, é só exteriorizar esta inteligência, então sempre elogiar constantemente, desta forma o aluno começa a acreditará nele mesmo e sentirá segurança..."

    Venho praticando este tipo de Pedagogia desde que comecei a leccionar.
    O Ensino terá sempre que ter subversão e rebeldia da parte dos Professores, senão não resulta nas várias camadas sociais tão desiguais.
    Ainda bem que aparece alguém disposto em pô-lo em prática.
    Chamo-lhe "mentirinha pedagógica" e elogia o aluno mais fraco e desinteressado.
    Escrevo na caderneta que é interessado, empenhado e está de parabéns sinceros aos pais, mesmo sendo perturbador e desestibilizado.
    Muda desde logo o seu comportamento em face da leitura dos pais incrédulos e a chorar a agradecer. Torna-se útil, bom aluno e interessado. O oposto do que era.
    Parabéns.
    Fiquei fascinado com a sua Pedagogia.
    Bem-Haja, pela terna visita ao meu blogue que gostei muito.
    Com respeito e gratidão.
    É uma honra a sua preciosa amizade.
    Abraço cordial.
    Sempre a admirá-la cada vez mais a cada dia que passa.


    pena

    Excelente.
    É notável, amiga.
    Gostei imenso.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Oi Hana!!!
    O projeto é incrível e divulgá-lo no blog é maravilhoso porque pode servir de inspiração para outros professores aplicar algo semelhante em suas didáticas. É um trabalho lindo e admirável!!! Desejo que quando teus aluninhos crescerem eles façam o mesmo e assim criem um ciclo virtuoso de educação que se espalhe pelo mundo, através da internet já podemos ter acesso a várias culturas com apenas um clique porque não acreditar que tb possamos de alguma forma contribuir para essa melhoria, pode parecer utopia mas muitas utopias se tornaram realidade!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  10. O Trabalho realizado com Amor ,da para nossas crianças bons frutos. Tendo gde repercussão em gerações futuras. Conscientizando a cda um :-Amor ao Próximo,Gratidão, Prece,Fé .Por um mundo mais justo e digno. Onde as diferenças sejam respeitadas. O sentimento mais puro sua essência verdadeira seja hino a Educação de Pais e Alunos.Olhando tdos como Seres Humanos.Abços,Saúde,luz e Paz !! Parabéns pela pesquisa e informação.Aprendemos com vc!! Através da Doação do teu Amor e Trabalho para Nós.

    ResponderExcluir
  11. Que beleza de projeto.
    Próprio para todas as crianças, mas hoje, para poucas, infelizmente. Aqui no Brasil, realmente, difícil seria a sua implantação.
    És mesmo uma missionária minha amiga, por isso te chamo de Anjo no Oriente, um presente de Deus aos japoneses.

    Um grande beijo, Coração luminoso!

    ResponderExcluir
  12. Hana por Hana, feito com AMOR! Um projeto maravilhoso e que muitos que amam a arte de educar adotam com respostas excelentes. Na verdade é um belo projeto com retorno certo no alcance dos seus objetivos e adotados pela postura de alguns professores como o amigo Pena, de forma particular e pessoal e que comungam instintivamente destes itens porque realmente amam a arte de educar. Mesmo de forma " extra oficial" porque quem ama o que faz adota métodos semelhantes, isto é certo. Cada colégio tem aqui as suas diretrizes de ensino e métodos adotados obedecendo a Lei de Diretrizes e Bases que tal como você e como já sinalizava o grande Darcy Ribeiro: "Esta lei procura libertar os educadores brasileiros
    para ousarem experimentar e inovar." Conheço poucos, mas que seguem à risca a arte de inovar com colégios que oferecem desde meditação e ioga para descontrair alunos antes de suas tarefas, inclusive provas. Outros através da música...Mas, infelizmente, não é uma regra adotada em geral e quando, com um custo muito alto.

    A LDB dá atenção específica à questão dos professores e procura valorizar o magistério, Na descrição das funções dos docentes, afirma que eles: "participam da elaboração da
    proposta pedagógica das escolas"; "elaboram e cumprem planos de trabalho"; "zelam pela
    aprendizagem dos alunos"; estabelecem estratégias de recuperação"; "ministram os dias letivos
    estabelecidos e participam integralmente do planejamento/ avaliação"; "articulam
    escola/família/comunidade"

    A consciência da arte e responsabilidade de educar , entretanto ,não é visão comum a todos, infelizmente, tanto no cumprimento das LDB, como pessoal. Mas há sempre os que amam a profissão e a honra tal como você, em qualquer lugar do mundo seja em escolas publicas ou particulares.
    Parabéns querida amiga por este belo êxito e a felicidade da liberdade de poder cumprir os seus anseios através deste projeto que só vem a beneficiar.

    Te adoro, amiga! Beijos com carinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Prezada amiga,desculpe minha simplicidade,talvez
    ate erros de portugues,estou encantada com seu blog,é muito lindo muito iluminado,cheio de boas
    energias,adoro ouvir o fado,e´tudo de mais lindo
    que existe ,tenha uma ótima semana
    atenciosamente Marlene

    ResponderExcluir
  14. Nossa dinda, você é MARAVILHOSA.
    Tua escrita é teu coração bordado e eu sinto-me honrada de te ter em minha vida.
    Adoro-te.

    Beijinho querida.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Hana!!! Muitíssimo bom esse projeto, é pena o brasileiro ter uma visão tão limitada sobre a educação de seus filhos. Seria muito legal desenvolver tal projeto aqui, mas...
    Esteja sempre bem, minha amiga!!! Muito mais sucesso, eu desejo à ti!!!

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito inteligente e sensível, Hana, o seu projeto. Certa feita, vc disse que não poderia ser aplicado no Brasil e, portanto, fiquei muito intrigado com a sua colocação, mas, agora, entendo-lhe e, paralelamente, reforço-lhe: impossível. No Brasil hodierno, professor está virando alvo da ira de alunos incautos educacionalmente. Obrigado por, didaticamente, expor, em linhas gerais o seu projeto. Fiquei muito pensativo e, concomitantemente, sonhando em trabalhar numa escola no nível descrito. Beijos

    ResponderExcluir
  17. E foi assim que um dia renegaram o Freire Hana.Muito interessante este projeto,ainda bem que sempre surge quem acredita e faz valer o que se pensa e sonha.Abraço de bju de luz.

    ResponderExcluir