terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um brinde a Cultura de Portugal, Japão e Brasil

O Poeta japonês Rihaku dizia, assim começamos os poemas, quando bebemos uma garrafa de Sake escrevemos mil poesias. Os artistas japoneses dizem que o Sake, transforma os reles mortais em artista, cantores, seresteiros em poetas, pela tradição de inicialmente ser feito a fermentação do Sake pelas musas virgens da província de Nara (Cidade do Japão). Olha que show amores meus.
Sake a bebida tradicional do Japão é um ritual, feita de grãos de arroz fermentado e água, o Sake pode ser bebido gelado ou quente, a gosto. Tem um sabor mais ou menos igual ao vinho. Oficialmente o Sake nasceu na China, e foi popularizado no Japão. No Palácio Imperial da cidade de Nara, na época capital do país, lá foi encarregado da produção da bebida em (710 a 792 d.C.).
O Sake na antiguidade foi batizado de Sake de mulher bonita porque só a moças virgens faziam a fermentação artesanal do sake, esta tradição sobreviveu até a alguns séculos. Depois começou a ser produzida na região de Kioto, um lugar especialmente maguinífico por sua beleza natural e seus templos, nesta época o Sake era considerada bebida dos nobres e começou a ser degustada quente. O Sake era ofertado nas cerimonias religiosas, e nas tradicionais festas ligadas a agricultura. Ainda hoje a região mais famosa pela produção de sake é a linda Kioto. Segundo a lenda os japoneses bebem sake para obter a longevidade.Portugal mostra ao mundo sua arte de fabricar vinhos. A bela Portugal nos oferece uma grande variedade de uvas aromáticas, que doam ao vinho o sabor e aroma espetacular, com deliciosos sabores. O vinho Português é feito com o mesmo carinho que se desenvolve uma obra de arte, assim dizia vovô, um grande mestre na arte de apreciar bons vinhos.Portugal é o país vinicultor, os vinhos mais conhecidos são o Vinho do Porto e o Vinho Madeira, este vinho produzido na ilha com o mesmo nome Ilha da Madeira. Portugal teve sua revolução mundial na produção de vinho de mesa e se transformaram num primor em qualidade.
Na região chamada Douro no norte de Portugal, esta região vinícola uma das mais lindas do mundo, encontramos a beleza estonteante do belo rio Douro e seus afluentes, assim como o Corgo, o Távora e Côa, que tem uma importância para a produção de vinho na região, e ainda contamos com esta bacia fluvial como patrimônio mundial. Em Douro a produção das mais saborosas uvas era usado para a fabricação do vinho do Porto. Hoje estas uvas especiais são plantadas em praticamente toda bela Portugal.

Não se sabe sobre a origem da Caipirinha, reza a lenda que começou como um xarope contra a gripe. Mas a cachaça surgiu pela colonização dos portugueses no Brasil, olha Portugal de novo em cena.Nossa Caipirinha começou nos antigos engenhos de açúcar, era deixado a borra então fermentada por uns dias logo extraiam a aguardente, deveriam selecionar e fazer a colheita na época certa da cana de açúcar e passa pela moagem de onde é retirado o caldo com o nome de garapa, este caldo é fermentado em tachos de madeira e vai para destilação nos alambiques feitos de cobre. Logo não se aproveita os primeiro litros nem os últimos apenas o meio é usado da destilação, então passa para a fase do envelhecimento em barril de carvalho, e temos nossa água ardente bem brasileira que nos fornece a famosa Caipirinha, com limão e açúcar se tornou uma bebida famosa no meu Brasil.
Onde tem caipirinha pode contar que tem festa, tem sim senhor.

Foto: (Google) (http://justinosmadeira.pai.com)
Texto: Hana

obrigada a todos.

10 comentários:

  1. Bela visita etilica aqui hoje minha amiga.Belo relato da arte de fazer bem feito.Tres produções com suas caracterisiticas bem definidas e influencias curiosas.Gosto da caipirinha e do vinho,com moderação,rsrs.
    Quando beber não dirija.
    Voltando de aos poucos amiga.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.
    Bju.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito

    bela homengem de fraternidade entre os povos.

    essencias de coraçâo a coraçâo

    brindamos!!


    beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Não bebo bebidas alcoólicas.
    Penso que todo o alcoól retira as nossas capacidades cognitivas. Se bebendo fazem poemas será arte ao cubo.

    Fermentaram a pipa e destilou aquilo que a madeira preservou no interior.

    ResponderExcluir
  4. Começo por desejar um Bom 2012.
    Começo por brindar com um dos belos "néctares" que tão bem nos descreve nesta sua lição.
    Quase ia sentindo o sabor e o aroma à medida que os ia apreciando na leitura.
    Só, tenho pena, o Sake não consegue entrar bem no meu paladar mas, como se diz, gostos não se discutem.

    ResponderExcluir
  5. Eu tbém não bebo nada de alcool, mas é acultura de cada bebida que achei legal ligar!
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. minha amadinha adorei esta post com esta cultura tão bonita parabens,um abração de urso com muito carinho uma semana linda para voce minha princeza
    bjs com carinho marlene

    ResponderExcluir
  7. Qualquer uma dessas bebidas é uma festa para o paladar.
    Cheers para todos (e com moderação) em 2012
    Atenciosamente, Hana
    ---------
    Cualquiera de estas bebidas es una fiesta para el paladar.
    Brindemos con todas ellas (y con moderación) por el 2012
    Saludos, Hana

    ResponderExcluir
  8. Belo passeio etílico.Não bebo quase nunca mas gosto de apreciar o sabor de uma meia dose.
    Feliz 2012. Bjs. Edna.

    ResponderExcluir
  9. Dinda, você é doce e meiga.
    È querida e preciosa aqui no meu coração.
    Gosto de apreciar tuas imagens e texto.
    É relaxante.
    Que este ano seja plenitude e aconchego.
    Também cheio de muita saúde.

    Beijinhos

    ResponderExcluir