domingo, 2 de janeiro de 2011

Fado Meu

Acendam a luz de vela porque sou o fado e vou me apresentar... em grande estilo eternamente eu vou continuar...Eu sou o fado permita me apresentar, sou o fado de Lisboa da minha bela Portugal...sou cantado com sentimentos, traduzidos em amor angelical...sou sublime, reflito o cotidiano emocional, os maiores sentimentos os mais puros e ternos, sou som triste e te transporto ao mundo do amor, lhe dou uma resposta para a dor...Sou o fado a essência do amor.
Quem é esta brasileira que se atreve a falar do fado? Hora é a Hana... apaixonada pela arte e cultura de um país ao qual ela ama, por tanto carinho que lhe é ofertado por amigos portugueses, e para relembrar dos seus antepassados paternos que tanto falavam desta terra de Luís de Camões, autor de Lusíadas. Logo em seu livro Camões fala 18 vezes a palavra fado, ainda não como um estilo musical, mas a palavra fado já era explícita.

Divagar sobre o fado é um assunto delicado, diante de tantas teorias de sua origem, depois de tanto ouvir história do fado como se fosse uma história de ninar... meu avô ao meu lado lendo os Lusíadas e por vezes falando do fado, e aos domingos cantorias de fado dentre outras músicas, a arte sempre esteve em minha casa, e Portugal sempre esteve em minha infância.

Sou contra histórias não fundamentadas por isso, além do conhecimento romântico do fado, passado por meus antepassados, fiz uma longa pesquisa sobre o assunto, o que me trouxe mais riqueza cultural, já que o aprendizado é infinito, e aproveito e vou repassar ao meu alunos da disciplina de Arte, estudaremos o fado e faremos um teatro um musical interpretando Amália Rodrigues, assim repasso a cultura de Portugal e os alunos ficam mais milionários no aprendizado, será uma bimestre muito rico...obrigada Portugal.

Conheci na literatura portuguesa, a obra do escritor Alberto Pimentel, em seus escritos...Triste Canção do Sul, um apaixonado pelo fado. A palavra fado tem um significado, a música fado tem outra interpretação.
Uma das teorias é que o fado, era cantada por marinheiros em sua solidão em pleno alto mar, aponta a escola de Sagres onde existia a escola Náutica. O Fado surgiu em meados do século XIX, são variadas as teorias do surgimento do fado, outra teoria é que surgiu na voz do povo de Lisboa, assim expressavam seus sentimentos, o fado era cantado nas tabernas, as letras dos fados eram simples e até rudimentares. Assim começavam os divertimentos nas noites Lisboetas, logo outras classes começaram a apreciar o fado, em seguida os homens mais cultos faziam composição dando ao fado maior notoriedade.
Lisboa é uma moderna metrópole europeia, e o fado canta Lisboa e encanta a bela Portugal, quando se toca um fado não se ouve mais os barulhos do ritmo acelerado da metrópole, o fado é um estado da alma, um ritmo que eleva e acalenta sonhos, é feito de poesia aquela que vem do coração, dizem que só a guitarra portuguesa pode transmitir o que o fadista sente.
O fado foi salvo das garras política de Salazar. Na época da censura implacável na ditadura, o fado teve suas alterações, era então exigida uma documentação aos fadistas para poder cantar o fado, mesmo assim a letras eram passadas pela censura acirrada. Foi rotulado como instrumento da opressão, entretanto a juventude na época sonhavam com um futuro melhor e iluminado, o fado lhe dava esta força.
Logo com achegada da admirável Amália Rodrigues, que tinha o fado tatuado em sua alma, ela levou sua voz, seu coração em forma de fado para o mundo conhecer, uma das maiores fadista que Portugal conheceu. Inicialmente com o cinema e a rádio e mais tarde com a televisão, o fado já estava totalmente assimilado pelo povo, e raro era o português que não admirava este gênero musical.
A nova geração do fado, Camané, Mafalda Arnauth, Mísia e Mariza são apenas alguns dos novos nomes do fado. O fado tem-se renovado. Não só se introduziram novos instrumentos, como é o caso do piano ou do contrabaixo, como se inovou na forma de compor. Além disso, vários fadistas começaram a interpretar letras de escritores portugueses contemporâneos. Mariza é, sem dúvida, o expoente máximo desta nova geração de intérpretes. A sua forma única de expressar, o fado tem levado bem longe a música que melhor simboliza a alma de Portugal.
Sou o fado...sou estilo musical que nasceu sob os cuidados da natureza do solo de Portugal, tenho o sol, o mar e as colinas como testemunha da melodia do amor. (Hana por Hana)
Espero que tenham gostado da nossa viagem a Portugal no mundo do fado.
Muito obrigada
Amores meus, caso tenha algo errado em minha pesquisa... por favor me falem que vou postar. Texto :(Hana)


Fotos: (Hana em Kanazawa Jp.)

38 comentários:

  1. Fado, fada, fato, favo de mel
    Fado, sem enfado, com faro de sentimentos do céu

    ResponderExcluir
  2. Que coisas lindas Dinda!
    O fado, as paisagens, e você!

    Você é um ser humano incrível, afaga ao redor com o seu melhor.
    É lindo isso e eu admiro muito.
    Tua humildade e sensibilidade são preciosidades.

    Um beijo minha linda.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Tudo certinho + o carinho imenso que tem por nós!
    Bom Ano!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  4. Vim, li, ouvi e entendi o fado. Muito didática, Hana. Beijos tropicais

    ResponderExcluir
  5. HANA, minha boa amiga.
    Quero também dar-te o meu BOM DIA.
    As suas postagens sempre me comovem! É tão bom ver que há alguém especial a "viver" Portugal nesse lado do Mundo, enquanto que nós aqui vivemos tão amargurados com o que se está a passar por culpa de alguns homezinhos que se sentam nas cadeiras do poder...
    Curiosamente tudo o qu diz e sente sobre este lindo país e a sua cultura, é verdade.
    Parabéns mais uma vez por ser quem é e por gostar tanto de Portugal.
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  6. olá.. que lindo!
    imagens, vc suas palavras e o aconchego que transmites...

    um bjO querida.. e até!
    tenha um ano bom...

    ResponderExcluir
  7. Minha querida já comecei o ano aprendendo com voce florzinha...

    Doce dia...doce ano...doce vida...beijinhos amiga...
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Hana

    Creio que conhecendo um pouco o fado, acho que o trataste de um modo quase erudito. Aponto uma coisa: há quem avente ter sido iniciado pelos árabes que habitaram Lisboa, depois os descobridores desenvolveram-no, como uma canção nostálgica, teriam passado a cantá-lo. Aprecio muito também Kátia Guerreiro (vai ao You Tube). Em Lisboa terás assistido a uma sessão de fados. No meu caso a emoção toma conta de mim.
    O fado, de certa maneira, é uma canção nostálgica e noltalgia é uma palavra muito la língua portuguesa, por isso os amigos brasileiros sâo muito adeptos do fado.
    Talvez uma novidade para ti, a fado foi proposto para cultura local da humanidade.
    Gostei muito deste teu post,.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lindo demais poder saber mais sobre o fado e tb ver essas belas imagens, obrigada amiga. Beijos no coração, te adoro imenso.

    ResponderExcluir
  10. Seja bem vinda em 2011 minha querida.
    Beijokas millllllllllllllllllll.

    ResponderExcluir
  11. Olá Hana,
    Gostei muito deste post!
    Talvez por gostar muito do fado, e por sentir saudades...

    Para si um 2011 repleto de coisas boas!

    Bjs dos Alpes

    ResponderExcluir
  12. Olá Hana!
    Continua tudo bonito por aqui, começando na dona deste espaço. E acabando no fado que é uma das minhas músicas proferidas, já tive o prazer de ouvir todos estes fadistas, que referes aqui, e cada um deles melhor que o outro.
    Estamos juntos neste novo ano que começa agora.

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderExcluir
  13. cada vez que te visito fico extasiada com as fotos, locais lindos onde parece existir uma paz imensa e tu sempre linda sorridente irradias luz minha amiga, gostei desta tua pesquisa sobre o fado, gosto muito de fado quando ele é cantado com alma
    beijinhos de bom ano

    ResponderExcluir
  14. Olá, Hana!
    Vim lhe desejar, embora atrasado, um Feliz Ano Novo!!!
    (Meu PC, me deixou na mão. Tive que providenciar outro.Eu e meu marido não conseguimos ficar sem ele. RSRS)
    Realmente, este ano será de muitas mudanças em tua vida.Que seja para tua felicidade, está tudo bem.
    Parabéns, pelas conquistas!
    Um lindo dia!
    Beijos no coração!!
    As arteiras

    ResponderExcluir
  15. Minha fada do oriente, muito obrigado por me ensinar o que é o fado!
    Estou feliz pois o ano mudou e continuamos juntos, ligado pelo coração!
    Feliz 2011, muito obrigado pelas relevancias de seus posts!!!!

    ResponderExcluir
  16. HANA


    VIM DESEJAR UM feliz ANO DE 2011
    que a Saúde seja o prato principal...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Que seja maravilhosa sua primeira semana do ano,,,paz e esperanças renovadas...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  18. Tudo lindo!Sem palavras!Tem um questionário no blog que se vc quiser responder aqui,ficaremos muitos gratos em te conhecer...um pouquinho mais;
    Um feliz 2011 e muita paz e amor pra vc e tua familia,querida
    Beijao

    ResponderExcluir
  19. Que bela aula Hana, anote minha presença pro favor.Amo a musica fado e agora depois desta ilustração sábia e trabalhada, tudo fica mais claro e lindo.Vou sonhando ao som.E quem sabe alguma inspiração.Bom vir e ter voce para passar esta paz.Beijo de luz nos seus dias sempre.

    ResponderExcluir
  20. Olá menina Hana estava com pbls no gadget de seguidores e só agora o arrumei e ai vi que estavas a me seguir, vim correndo conhecer teu cantinho que é uma belezura. PARABÉNS. Tb já estou te seguindo. Beijos e um 2011 iluminado!

    ResponderExcluir
  21. Hana querida

    É muiiiiito bom estar perto de vc.
    Senti saudades.
    Parabéns pela magnífica postagem.Fado é tudo de bom.
    Que 2011 seja maravilhoso.
    Beijos
    Fátima Guerra

    ResponderExcluir
  22. APLAUSOS...MUITO BEM...UMA BRASILEIRA FADISTA....NA MINHA OPINIÃO O FADO IMORTALIZOU-SE NA VOZ PODEROSA DE AMÁLIA...HÁ UMA PESSOA NA MINHA FAMÍLIA QUE IMITAVA A AMÁLIA E DELICIAVA OS VIZINHOS QUE ADORAVAM OUVI-LA... ATÉ FOI CONVIDADA PARA CANTAR NA RÁDIO...LAMENTAVELMENTE A PESSOA RECUSOU O PEDIDO MAS AINDA HOJE APESAR DA IDADE AVANÇADA ELA AINDA CONSEGUE DAR O ARZINHO DA SUA GRAÇA...

    BEIJOS COM CARINHO...GOSTEI DE SABER QUE ÉS MINHA FÃ...TAMBÉM SOU TUA...:)))

    ResponderExcluir
  23. Quis o fado que eu passasse por aqui.
    Logo me veio à alma a saudade deum marinheiro que navega nos mares virtuais de um passado tão Lusíada.
    Admiro a alma com que trata o meu querido Camões e o meu Pessoa. Gosto de tantos poetas, mas estes são a alma de um povo sem alma: O Fado Português!

    ResponderExcluir
  24. Estou de volta e venho desejar um ano novo pleno de prosperidade ,paz e amor.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  25. O fado transcende a música mas é bom perceber que há uma variação entre o fado cantado em Lisboa e o interpretado em Coimbra, por exemplo. Dê uma averiguada nisso.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  26. Hana, vc simplesmente é o maximo, sua viagem, seu jeitinho e cuidado de nos presentear com toda essa cultura!
    Linda
    BJS Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  27. Olá amiga Hana, belo texto sobre o fado... Espectacular....
    Quero acrescentar o nome de o grande mestre da guitarra portuguesa: Carlos Paredes....
    Muito grato pelas suas simpáticas palvras no Foto Ao Acaso....
    Um grande Abraço deste seu amigo...

    Fernando Santos (Chana)

    ResponderExcluir
  28. Olá Hana
    Belo post! que tal vir a Lisboa para uma noite de fados! combinamos?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Oi Hana...que post lindo querida!!!!!!

    Desejo que seu novo ano seja abençoado!!!!

    Tem 5 selinhos de presente pra vc no meu blog.

    Bjos meu carinho e admiração!

    Zil

    ResponderExcluir
  30. Olá amada,muito obrigado pela visita minha flor.
    O lance lá da maizena arrancou gargalhadas de muita gente,ñ é pra menos pois ñ é muito natural fazer pudim de maizena passada no bum bum rs.
    Beijos minha linda.
    Estou ouvindo o Fado com estilo,de pijama rs.
    Beijokas minha linda.

    ResponderExcluir
  31. Hoje é Dia de Reis!
    Uma "estória" linda!
    Vim trazer-te um pouco do carinho português...
    Trago-te o sabor da romã e açúcar pq nem sempre é docinha como gosto.
    Trago-te o Bolo Rei,com frutos coloridos.
    Bom Ano!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  32. Oi amiga linda! Maravilha de texto sô! Lindo tudo por aqui! Te deixo carinhos, e um abraço apertadinho de amizade, viu? Bjsss

    ResponderExcluir
  33. Neste Dia de Reis, vimos desejar um Feliz Ano Novo!
    Depois de um ano terrível, actualizámos finalmente os nossos blogues.

    Um abraço,

    Isabel e José António

    ResponderExcluir
  34. Oi querida,
    Vim desejar-te um Ano Novo cheio de luz,paz, alegria e livre de tribulações!
    Que o Senhor Deus te dê forças em tua jornada...
    Tudo muito legal por aqui,você é um doce.Ah,amei conhecer mais sobre o Fado!
    Obrigada

    Abraços no coração!

    ResponderExcluir
  35. Neste Dia de Reis, vimos desejar um Feliz Ano Novo!
    Depois de um ano terrível, actualizámos finalmente os nossos blogues.

    Um abraço,

    Isabel e José António
    6 de janeiro de 2011

    http://voolongo.blogspot.com/

    http://flordojacaranda.blogspot.com/

    http://reflexoessentidas.blogspot.com/

    http://diarioestetico.blogspot.com/

    http://newsletterfromlisbon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. OI, Hana
    Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
    Cheguei hoje de viagem...
    As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
    Lindo o Japão!!! Gosto da mística oriental...
    Bjs com gostinho de início de ano

    ResponderExcluir
  37. Hana
    Que linda maneira de explicar o fado, tão linda como a moça dona este espaço rico e especial.
    Desejo felicidades e sucesso, neste desafio de divulgar a arte portuguesa a teus alunos.

    Beijocas desta Mari doutro lado do mundo...

    ResponderExcluir
  38. Hola Hana. solo decirte que me gusta mucho tu blog.Y que intentare entrar con mas frecuencia. Si no lo he hecho es por falta de tiempo.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir